domingo, 21 de julho de 2013

Massa para pão doce



Essa massa é fantástica. Fácil e versátil.
Usei para minha oficina de pães para as crianças. Eles rechearam com nutella e chocolate em gotas. Renderam 8 rolinhos pequenos e ainda sobrou metade da massa, que aproveitei e fiz uma rosca de coco e leite condensado.

Ingredientes:
  • 1 colher (sopa) de fermento seco (1 saquinho)
  • 7 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite morno
  • 500g de farinha de trigo
  • 2 ovos médios
  • 2 gemas médias
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 2 colhreres (sopa) de manteiga
  • 1 pitada de sal
Dissolva o fermento e duas colheres de açúcar e misture a metade do leite morno. A esta mistura acrescente 4 colheres de farinha de trigo. Misture e leve a um local protegido por 30 minutos até que cresça, deve formar uma espuma. No liquidificador bata o açúcar restante, o leite restante, os ovos, as gemas e o óleo. Misture a espuma de fermento e adicione a manteiga, o sal e o trigo aos poucos e vá misturando e depois passe a trabalhar a massa com as mãos. Acrescente trigo até que a massa solte das mãos. Trabalhe bem a massa. Leve a massa a um local protegido até que dobre de volume.

Dica: Eu tenho uma bacia e nela faço estas misturas, depois vou acrescentando o trigo e misturando com uma colher de pau até o ponto que se faz necessário trabalhar a massa com as mãos. Eu sovo a massa na bacia mesmo. Minha bancada fica limpinha!

Recheios: as crianças rechearam com chocolate em gotas e nutella. Eu misturei 1 pacote grande de coco ralado e uma lata de leite condensado. Dá para usar a criatividade aqui. Que tal ameixa e doce de leite?

Rechear ou comer o recheio?
 
Forma de montar o pão:
Você pode abrir a massa, cobrir com o recheio e enrolar tipo rocambole e levar a uma forma de pão normal, ou então você poderá abrir em porções menores, rechear, enrolar, dobrar as pontas e terá um pão menor recheado.

E ainda: cortar o rocambole em pedaços e você terá uma rosquinha, ou levar todos estes pedaços em uma forma de furo central - untada e enfarinhada - e você terá uma "roscona"!

Rosquinha "individual".
 
Esqueci de registrar antes, aqui metade já havia sido devorada!

Importante: a massa rende bem, se optar por fazer uma "roscona", é provável que consiga fazer duas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário