domingo, 30 de junho de 2013

Torta Banoffee


Não sou uma conhecedora desta torta, comi uma única vez no Café do Mercado, no Mercado Municipal de Curitiba e me rendi a ela.
Desde então estava ensaiando para prepará-la. Como amanhã é aniversário de minha sogra e hoje iria me encontrar com ela, surgiu uma boa oportunidade para testar a receita.
Pesquisei muitas receitas e saiu esta daí. Na receita inglesa, os biscoitos utilizados para preparar a base da torta são daquele tipo redondinhos e com uma camada de chocolate.


Como não tinha o biscoito disponível, usei a bolacha maria de chocolate.

Ingredientes:
  • 200g de bolacha maria de chocolate
  • 100g de manteiga sem sal, derretida
  • de 3 a 5 bananas (o suficiente para cobrir a forma)
  • 1 pode de 400g de doce de leite (adoro a marca Tirol, boa qualidade) ou 1 lata de leite condensado cozida para doce de leite
  • 1 pode de 300g de creme de leite fresco (nata)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
  • 1 barra de chocolate meio amargo derretido com 5 colheres (sopa) leite
Modo de preparo:

Bater a bolacha no liquidificador até que forme uma farinha fina.  Levar a farofa a uma forma de aro removível  (aproximadamente 20cm) e acrescentar a manteiga. Misturar bem e forrar o fundo a forma. Levar a geladeira por 10 minutos.
Cubra a massa com as bananas cortadas em rodelas. Em seguida espalhe o doce de leite. Leve a geladeira por cerca de 20 minutos.
Bata o creme de leite com as duas colheres de açúcar de confeiteiro até que fique chantilly. Cuidado para não virar manteiga.
Cubra o doce de leite com o chantilly, deixando a superfície lisa. Cubra com o chocolate fazendo desenhos. Leve para gelar.

A função de se levar a torta a geladeira quando se aplica o doce de leite é para facilitar a distribuição do chantilly.


A Banoffee Pie  é uma sobremesa de origem inglesa, datada de 1972, criada em um pub chamado The Hungry Monk [O Monge Faminto]. O nome vem da combinação de duas palavras - banana e toffee.

Um comentário: