domingo, 16 de junho de 2013

Strogonoff da Maria Regina


A Maria Regina é uma pessoa muito especial com quem tive a oportunidade de conviver  por alguns anos e tenho um grande carinho por ela. Seu prato mais famoso era o strogonoff. Era aclamado pela sua família. Feito em dias de festa com mignon e champignon ou preparado de forma mais modesta para matar a vontade nos períodos de vacas magras usando outros cortes de carne e sem champignon - que na época era muito mais caro que nos dias de hoje. E quando ela preparava, já fazia receita dobrada, o prato era consumido no almoço e no jantar!

Ingredientes:
  •  1kg de filé mignon cortado em tiras (para esta preparação usei coxão mole mesmo, meu açougue é bom e o açougueiro é caprichoso, já me entrega tudo limpo e picadinho, também, basta atravessar a rua pedir e ir buscar depois)
  • 3 cebolas médias picadinhas
  • 1 1/4 xícara (chá) de pure de tomates (gosto de fazer em casa, limpo bem os tomates, bato no liquidificador e levo ao fogo para cozinhar até ficar bem grosso - cerca de 800g produzem a quantidade necessária de pure)
  • 1 lata de creme de leite sem o soro
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga
  • 1/4 de xícara (chá) de conhaque
  • 3/4 de xícara (chá) de catchup - uso o Heinz
  • 1 1/4 xícara (chá) de champignon
  • sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo

Tempere a carne com sal e pimenta. Leve uma panela ao fogo forte e aqueça a manteiga, quando esta estiver quente, acrescente a carne. Juntará agua, deixe que seque, quando a carne estiver bem sequinha e a carne começando a pegar no fundo da panela, acrescente a cebola até que frite bem. Retire do fogo, deixe ao lado. Leve o conhaque ao fogo em uma concha, aguarde que este comece a queimar. Em seguida despeje na carne para flambar. Volte a panela ao fogo e espere as chamas cessarem. Acrescente o catchup e misture bem. Em seguida acrescente o pure, já aquecido, e misture. Quando tudo estiver bem quente acrescente o champignon e na sequencia o creme de leite. Desligue o fogo. Corrija o sal caso necessário. Está pronto.

Serve de quatro a cinco pessoas, até seis, dependendo do que será servido antes. Mas como diz meu marido, "se comerem como nós, serve  só quatro".
Fiz a receita inteira. Obviamente, sobrou, pois somos em dois. O segredo aqui em casa é dividir as calorias. Então, o que sobrou, vai para minha cunhada provar!

A história do strogonoff 

Uma receita bastante parecida com a que conhecemos hoje - à base de pedaços de carne, creme de leite, cebola e sal - já era preparada na Rússia czarista do século XIX. Segundo vários historiadores da gastronomia, o nome vem da família russa Stroganov, cuja origem é anterior ao ano 1500. A respeitada enciclopédia de culinária Larousse Gastronomique (sem edição brasileira) cogita que o nome pode ser derivado do verbo strogat, que, em russo, significa algo como "cortar em pedaços". Já a adição de champignons, páprica e mostarda é creditada ao cozinheiro francês Thierry Costet, que viveu na Rússia no final do século XIX.
Com a fuga da nobreza russa após a revolução de 1917, o prato chegou à França e, de lá, se espalhou para o mundo. A utilização de ketchup na receita foi popularizada pelos Estados Unidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário