terça-feira, 22 de novembro de 2011

Curry tailandês

Eu e meu marido somos fãs de comida tailandesa. Meu primeiro contato foi em minha lua de mel, quando arriscamos um restaurante tailandês em Vancouver, no Canadá. Pedimos um combinado com vários pratos. O que mais me marcou foi a sopa de camarões. Ainda não decifrei aquela receita.
De lá para cá, metida como sou, busquei receitas e descobri ingredientes e assim surgiu o meu curry thai. Muito simples de fazer, mas se você não tiver dois ingredientes básicos em sua despensa, esqueça.
São eles:
  • nan pla - Tradicional tempero de molho de peixe da Tailândia. À base de Anchova possui forte e acentuado aroma. Utilizado na culinária Tailandesa como substituto do sal; pode-se dizer que o Namplá está para os Tailandeses assim como o Molho de Soja (Shoyu) está para os Japoneses.
  • pasta de curry - são pastas feitas no mortar (pilão) com folhas, raízes, ervas, alho, pimentas, pasta de camarão. Os principais currys são: vermelho, verde, massaman e panang. O massaman é o mais suave quanto a pimenta. Estas pastas podem ser compradas em lojas de produtos orientais. Não é um ingrediente caro, um pote grande custa cerca de R$ 12,00 e um sachê, como o da foto, R$ 3,50 (rende de 2 a 3 receitas).

Outro ingrediente importante, mas não indispensável, é o palm sugar, produzido a partir da extração da seiva da palmeira, que é cozida em ponto de xarope concentrado.
Contudo, o gostinho apaixonante da culinária tailandesa se dá devido ao uso de capim limão na preparação dos pratos! Essa é a grande charada!

Vamos a receita:

Ingredientes:
  • 200g de lulas em anéis
  • 200g de camarões sem casca e limpos
  • 200g de file de peixe (robalo é uma boa opção)
  • 1 talo (parte branca, próxima a raiz) de capim limão cortado em fatias finíssimas
  • pasta de curry
  • 2 vidros de leite de coco
  • nam pla
  • palm sugar
Modo de preparo:
Em uma panela adicione um pouco de oleo e refogue o capim limão, em seguida adicione o leite de coco e o curry a gosto (vá devagar, geralmente uma colher das de café é ideal). Deixe apurar um pouco, para reduzir. Em seguida acrescente as lulas, depois o peixe e o camarão. Cuide com o ponto de cozimento, lulas e camarões não devem cozinhar muito, pois ficam borrachudos. Acrescente o nam pla (cerca de duas colheres das de sopa) e prove. Não se assuste com o cheiro, este molho não está estragado, é assim mesmo. Se tiver, acrescente uma colher das de café de palm sugar.
Importante: a culinária tailandesa não leva sal! O nam pla tem essa função. Se achar que falta sal, acrescente mais nam pla.
O ideal é servir em um prato fundo, com arroz no centro.
Polvilhe com coentro, se preferir.
Se quiser, acrescente polvo (neste caso pré-cozido - costumamos cozinhar na pressão por 5 minutinhos) e mariscos.
Serve 2 pessoas.



Esta receita também pode ser preparada com frango, neste caso, corte o peito do frango em cubos e refogue a parte, deixando quase no ponto de cozimento ideal - ele deverá terminar de cozinhar no leite de coco.

Outra dica: se puder, compre o leite de coco enlatado importado. Em uma lata vem o equivalente a duas garrafinhas e o valor é praticamente o mesmo, mas o sabor e a textura são incomparáveis!




Nenhum comentário:

Postar um comentário