sábado, 15 de outubro de 2011

Cookies

Essa receita é de uma antiga vizinha, amiga de minha família. Ela morou um tempo nos Estados Unidos e é de lá esta receita.
Tenho excelentes lembranças destes cookies: na cozinha da tia Soeli tinha uma ilha central e era ali que todos os cookies eram colocados para esfriar. Era uma beleza ver aquele espaço repleto de bolachas!
Adorava ir brincar lá com a Laís, o Patrick e o Edward e esperava sempre que os cookies estivessem por lá, me esperando.
E aqui em casa agora temos mais um apreciador desta receita, meu filho, que com frequencia pede que eu a prepare e mais, quer chamar os amigos para comer.
Os cookies da tia Soeli me trazem lembranças de minha infância e agora fazem parte da infância de meu filho. Quem sabe um dia os amigos dele não terão a mesma lembrança que tenho?



Ingredientes:
  • 3/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente
  • 1/2 de xícara de açúcar
  • 1/2 de xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher (chá) de baunilha
  • 2 ovos
  • 2 1/4 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de gotas de chocolate 
  • 1 colher (chá) de fermento
Modo de preparo:

Bater a manteiga com o açúcar mascavo, o açúcar e a baunilha até que fique um creme fofo. Acrescente os ovos e bata bem. Em seguida, aos poucos, acrescente a farinha de trigo e o sal. Quanto estiver tudo bem homogêneo, acrescente o fermento. Por último acrescente o chocolate.
Coloque colheradas da massa (usar colher de sobremesa rasa), separadas umas das outras, em formas untadas e enfarinhadas. Levar ao forno pre-aquecido a 180C por aproximadamente 10 minutos até que estejam douradas.

Pulo do gato: O tempo de cozimento é crucial, não basta a bolacha estar dourada, suas bordinhas devem estar bem tostadinhas, pois este é o ponto em que a bolacha se manterá crocante, caso contrário, ela ficará mais mole. Parece um pouco complicado acertar o tempo de forno, mas na primeira fornada já se terá uma ideia do ponto exato.

Retire da forma e distribua em uma grade ou em uma superfície para que esfriem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário